Goiânia debate saúde mental de crianças e adolescentes

Jornada reúne sexta (26) e sábado (27) profissionais de diversas áreas que vão discutir temas atuais que preocupam pais e comunidade científica
Por O Popular
Data: 26/04/2024
O médico psiquiatra Antônio Mendes Silva Neto é o primeiro presidente da Abenepi em Goiás (Fábio Lima / O Popular)

O uso indiscriminado da internet, transtornos de humor, exposição à violência precoce, TDAH e autismo são alguns dos temas que estarão presentes na 1ª Jornada de Atualização em Saúde Mental na Infância e Adolescência que será realizada nesta sexta-feira (26) e sábado (27) no K Hotel, em Goiânia. O evento marca o surgimento oficial do capítulo Goiás da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil e Profissões Afins (Abenepi). Durante o evento será empossada a primeira diretoria.

À frente da Jornada e também escolhido o primeiro presidente da Abenepi em Goiás está o médico psiquiatra Antônio Mendes Silva Neto. Ele revela que é grande a expectativa para o simpósio que vai reunir profissionais de várias partes do País. “Não é uma jornada somente para médicos. O objetivo é promover uma interação interdisciplinar com equipes afins como fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, pedagogos, etc.” Há espaço também para os pais a quem é dirigido um minicurso no sábado pela manhã.

Autor do livro Terapia Cognitiva Comportamental para Crianças e Adolescentes: Formando pais empoderados e crianças resilientes e com melhores comportamentos, que será lançado em outubro, Antônio Mendes explica que o minicurso ajuda os pais a entenderem porque não conseguem controlar seus filhos e a observar melhor determinados comportamentos. “Hoje os pais perderam o controle na educação dos filhos. Se uma criança chora, entregam o celular e não controlam o uso. Na verdade, eles não sabem ser pais.” O psiquiatra cita a questão do metaverso, uma rede de mundos virtuais, que tenta replicar a realidade, cujo foco é a conexão social.

“Hoje todo mundo está dentro do metaverso. Na infância e adolescência os principais problemas são as dificuldades de socialização e a não habilidade de comunicação. Muitos enfrentam o cyberbullying e vão se isolando.” Não por acaso, um estudo acadêmico da formanda em Medicina na UniEvangélica, Daiana Andrade, ex-aluna de Antônio Mendes, ficou em primeiro lugar entre os escolhidos para ser apresentado durante a Jornada. O trabalho é denominado Conexões Perigosas e Vulnerabilidades Virtuais - Uma análise dos riscos de suicídio e comportamento parassuicida na fronteira entre o metaverso e a realidade.

“Mostro que os suicídios nessa faixa etária estão muito associados ao uso abusivo da internet, principalmente em razão do cyberbullying. Cada vez mais há crianças expostas e vulneráveis com o acesso ilimitado à internet, uma responsabilidade tanto dos pais que não controlam, quanto da própria internet”, afirma Daiana. A jovem médica não tem dúvidas de que o caminho que pretende seguir é a psiquiatria infanto-juvenil.

A palestra de abertura da jornada, às 14 horas de sexta-feira, será feita pela médica psiquiatra mineira Ana Christina Mageste, presidente de honra da Jornada, que vai falar sobre a Arte da Consulta na Psiquiatria da Infância e Adolescência. Em seguida, a também mineira Thais Morais e Antônio Mendes vão expor sobre Urgência e Emergência na Psiquiatria da Infância e Adolescência, quando é preciso enfrentar comportamentos suicidas e parassuicidas, agitação psicomotora, choro, ansiedade, irritabilidade, entre outros. Entre os palestrantes, também está o psiquiatra paulista Ricardo Krause, presidente da Abenepi.

Antônio Mendes explica que a jornada goianiense antecede o evento internacional dos profissionais da área, o Iacapap, que será realizado no Rio de Janeiro, de 20 a 24 de maio deste ano. O capítulo de Goiás, sob o comando do psiquiatra, pretende, num futuro próximo, organizar grupos de pais, crianças e adolescentes para trabalhar o neurodesenvolvimento. “Muitas vezes os pais estão mais adoecidos do que os filhos”, defende.

Para mais informações e inscrições: abenepi.org.br

Ícone Mais Notícias
Esteja sempre atualizado sobre os principais acontecimentos

Emprego

Instituto recebe currículos para vagas de emprego de parceiros

Essas empresas, cadastradas no Iafas estão com as seguintes vagas no momento: recepcionista (5), porteiro (13), vigilante (15), zelador (5), técnico de segurança do trabalho (30), serviços gerais e auxiliar de limpeza (50). Elas também estão contratando também Pessoas Com Deficiência e jovens aprendizes. Saiba mais