Aplicativo da Justiça Eleitoral recebeu 41 mil denúncias de campanhas irregulares

Segundo o aplicativo Pardal, a Cidade Ocidental, no Entorno do DF, aparece na frente desse ranking, com 40 denúncias, seguida pelo Novo Gama, com 38.
Por Diário da Manhã
Data: 20/09/2024

Os candidatos a vereadores foram os mais denunciados no aplicativo da Justiça Eleitoral até o momento. Em todo o estado de Goiás, são 664. Os candidatos não podem fabricar áudios ou imagens, ou propagar notícias falsas sobre o processo eleitoral, ou adversários. Qualquer pessoa pode denunciar pelo aplicativo Pardal.

Apenas em território paulista, são quase 7 mil informações de campanhas com possíveis irregularidades, que vão desde recebimento de lanche com santinho de candidato colocado na sacola, adesivo em ponto de ônibus, bandeiras e placas em casas de apoiadores até pedido de voto em repartição pública.

A partir do momento em que as denúncias se tornam ações, o Ministério Público Eleitoral (MPE) emite parecer e, em caso de propaganda eleitoral irregular, a Justiça determina prazo de 48 horas - na maioria dos casos - para que o candidato alvo da denúncia regularize a situação. Há previsão ainda de multas e até abertura de inquérito em casos mais graves.

Ícone Mais Notícias
Esteja sempre atualizado sobre os principais acontecimentos