Hábitos saudáveis que levam menos de 10 minutos

Por diversas vezes, dediquei o tema dessa coluna para oferecer dicas práticas àqueles que têm pouco tempo para cuidar da sua alimentação e saúde.
Por Jornal Daqui / O Popular
Data: 13/11/2024

Como essa é sempre uma pauta recorrente na vida das pessoas, hoje trouxe algumas opções de ações que levam menos que dez minutos para serem colocadas em pratica. Vamos lá? Minha sugestão para que você tenha no mínimo dez minutos é que remaneje o seu tempo nas redes sociais e coloque a mão na massa.

Opção 1: rale uma cenoura, uma beterraba, uma abobrinha e coloque em potinhos. A ideia é deixar uma salada crua para ser consumida durante a semana. Tempere só na hora de consumir. Essa é uma opção rápida, nutritiva e prática.

Opção 2: se você bebe pouca água porque esquece de beber, pare e crie de cinco a oito alertas no seu celular para consumir um copo de água. Escolha horários estratégicos como um copo na hora que acorda, outro depois das refeições e por aí vai.

Opção 3: acorde dez minutos mais cedo para preparar um café da manhã prático e rápido como iogurte, fruta, aveia ou chia ou ovos mexidos e uma porção de fruta com aveia ou chia. Você pode levar para consumir no trabalho ou comer em casa mesmo. A ideia é não inventar moda já que tem pouco tempo.

Opção 4: pique frutas, como um mamão ou melão ou melancia para consumir ao longo da semana. Evite comprar muitas opções de frutas de uma só vez, faça o rodízio de em média duas a três opções por semana. Sempre inclua uma opção que seja mais prática como a banana e pesquise cortes práticos para frutas maiores.

Opção 5: tire dez minutos do seu dia e monte uma lista de compras padrão e básica que contenha alimentos saudáveis para que nunca faltem como legumes, frutas, aveia, sementes, temperos naturais, ovos e iogurtes.

Opção 6: durma dez minutos mais cedo e vá escalonando esse tempo até que você consiga cumprir uma boa quantidade de sono.

Opção 7: o feijão é um alimento super saudável e muita gente deixa de comer com a desculpa de não ter tempo parar fazer. Coloque o feijão de molho antes de dormir (leva menos de dois minutos) para cozinhar no outro dia. Ele cozinhará mais rápido no dia seguinte e vai reduzir as substâncias que provocam gases.

Opção 8: organize sua dispensa ou armários de comida. Separe os alimentos por categoria e coloque os que vão vencer sempre na frente para serem consumidos primeiramente. Isso pode parecer bobo, mas é rápido, ajuda a evitar o desperdício e a construir uma lista de compras inteligente.

Opção 9: ao invés de ficar dez minutos rolando à toa as redes sociais, pesquise receitas práticas e saudáveis na internet para facilitar seu dia a dia. Salve em uma pasta e já inclua os ingredientes na lista de compras. Busque receitas com os equipamentos que já tem em casa, como liquidificador, forno, air fryer, mixer. Evite salvar receitas que utilizam equipamentos que você precisará adquirir.

Opção 10: utilize intervalos do seu trabalho para fazer algo que te descanse a mente que não seja comer aquele doce ou beliscar snacks. Procure um lugar em que você possa ver o céu ou que tenha natureza em volta e pare para observar o que acontece em volta. Você pode adquirir um livro de pintura de gravuras para adultos e pintar nesses momentos ou até mesmo ler umas páginas daquele livro que você vem procrastinando.

Ícone Mais Notícias
Esteja sempre atualizado sobre os principais acontecimentos