Entidade aponta que Goiás atingiu índice de 100% de transparência
Goiás é o primeiro e único estado em que o Poder Executivo atingiu 100% no índice de avaliação anual de transparência pública promovida pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), alcançando a pontuação máxima. O resultado foi anunciado nesta quarta-feira (13/11) durante o Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, em Foz do Iguaçu (PR).
O Executivo goiano voltou a conquistar a certificação diamante, já obtida no ano passado, quando alcançou 99,1% no índice e ficou atrás apenas de Rondônia, que registrou 99,26%. Esta foi a segunda participação de Goiás no ranking da Atricon, que chega à terceira edição.
Os dados constam no Radar da Transparência Pública, ferramenta digital que acompanha a qualidade da alimentação de dados dos portais públicos. De acordo com critérios, os portais públicos são classificados nas categorias diamante, ouro, prata, intermediário, básico, inicial ou inexistente, conforme o índice de transparência alcançado.
O site público do governo goiano obteve 100% de atendimento nos 80 critérios avaliados neste ano pela Atricon, como a divulgação de receitas, despesas e renúncias fiscais. A avaliação, parte do Programa Nacional de Transparência Pública, analisou 10.354 portais de todas as esferas de poder, ou seja, também Legislativo e Judiciário.
O governador Ronaldo Caiado (UB) comemorou a conquista. "Mais uma boa notícia. Goiás mais uma vez no primeiro lugar. Agora no Radar da Transparência. Isso é para mostrar que nós temos no nosso Portal da Transparência tudo o que Goiás arrecada e gasta. Isso mostra que, quando se governa com transparência, o dinheiro se multiplica e os benefícios chegam", declarou em vídeo nas redes sociais.
Responsável pela gestão e aprimoramento do Portal da Transparência, a Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) destacou que desde 2019 incentiva os órgãos estaduais a ampliarem a visibilidade das informações públicas, citando o prêmio anual Goiás +Transparente.
"Nosso foco sempre foi o cidadão que, tendo à disposição todas as informações fornecidas pelo Poder Executivo Estadual goiano, consegue fiscalizar e ter controle dos recursos arrecadados, sendo ativo na tomada das principais decisões da Administração Pública", salientou o controlador-geral do Estado, Henrique Ziller.
Projetos
Por sua vez, o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, considerou como fator relevante o Escritório de Projetos, implementado na segunda gestão de Caiado. "Quando criamos o Escritório de Projetos nas pastas do Estado, o objetivo era um só: elevar a gestão estadual a um nível de excelência na transparência e na sequência dos projetos prioritários da administração. O resultado comprova que foi um passo certo", disse o secretário.
Caiado parabenizou ainda os servidores pelo empenho em garantir transparência. "Eu quero cumprimentar a todos os servidores públicos do estado de Goiás porque todos eles se preocuparam em poder, mais uma vez, trabalhar com transparência e fazer Goiás brilhar, subir ao pódio no 1º lugar, com o selo diamante na transparência dos gastos públicos", afirmou o governador na postagem.