Um em cada três professores não tem formação adequada

Anuário Brasileiro da Educação Básica revela um dos motivos que impacta a formação das crianças. 12,8% dos docentes não possuem sequer graduação
Por Diário da Manhã
Data: 18/11/2024
Cenário mais grave ocorre nos anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano): apenas 59% dos professores tem formação adequada

Um em cada três professores da rede pública brasileira não tem formação adequada para a disciplina em que leciona. Além disso, 12,8% dos docentes não possuem nem mesmo algum tipo de graduação.

Os dados são do Anuário Brasileiro da Educação Básica, lançado na última quarta-feira, 13, pelo Todos pela Educação, a Fundação Santillana e a Editora Moderna com informações do Censo Escolar.

Segundo o levantamento, 68% dos professores que atuam na educação infantil e no ensino médio possuem formação adequada para a disciplina que lecionam. No caso da etapa inicial da trajetória escolar, que engloba a creche e pré-escola, 20,5% dos docentes não têm nem mesmo uma graduação, ainda que seja em outra área.

O pior cenário, no entanto, ocorre nos anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano), com apenas 59% dos professores com formação adequada.

Para Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos pela Educação, a situação é consequência de problemas estruturais na formação docente.

"Ociosidade e evasão nos cursos de licenciatura, além do baixo índice de formandos que, de fato, exercem a carreira em salas."

Entre as estratégias que sugere para a reversão desse cenário, Priscila cita um conjunto de políticas que podem ser adotadas pelo Ministério da Educação para incentivar uma maior procura pelas licenciaturas.

Ícone Mais Notícias
Esteja sempre atualizado sobre os principais acontecimentos