Mais descontos na reta final da Black Friday
Apesar de a Black Friday ser sempre na última sexta-feira de novembro, ou seja, no próximo dia 29, a data promocional já elevou a movimentação e as vendas no comércio de Goiânia. Isso porque muitas lojas realizam ações promocionais desde o início de novembro para atrair o consumidor antes. Mas os lojistas garantem que as promoções serão ainda mais agressivas ao longo desta semana, com descontos de até 75%, e devem se estender até o sábado e domingo.
Um levantamento feito pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Goiânia) estimou que a Black Friday deste ano deve atrair 64% dos consumidores da capital, o que significa que 557 mil pessoas devem ir às compras, considerando a população economicamente ativa em Goiânia, excluindo a Região Metropolitana e o turismo de compras. A expectativa do comércio local é de uma movimentação de mais de R$ 250 milhões.
Em meio a tantas promoções e descontos, os lojistas já sabem que não basta reduzir o preço para atrair o consumidor, que também está de olho em itens como experiência de compra, frete, personalização e opções de pagamentos diferenciadas.
A Black Friday do Araguaia Shopping terá uma ação promocional inédita: de 28 a 30 de novembro, o cliente que realizar R$ 200 em compras poderá trocar as notas fiscais por uma participação na 'Cabine de Prêmios'. Nela, a pessoa terá a chance de pegar vouchers com descontos e prêmios, como televisor, secador de cabelo, vale-compras, eletroeletrônicos e eletrodomésticos. A cabine é uma estrutura fechada onde o participante entra e pega um voucher entre os vários que estarão literalmente "voando". Grandes marcas de vestuário, acessórios, produtos de beleza, eletrônicos, perfumaria e serviços estarão com descontos de até 70%. A expectativa é de um aumento de 15% no fluxo de clientes e de 12% nas vendas sobre a Black Friday do ano passado.
Uma das lojas do shopping que participam da promoção é o outlet da marca Fila, que anuncia itens com até 70% de desconto. O gerente da loja, Cristiano Ferreira, informa que a promoção acontece até sábado e a expectativa é de crescimento das vendas sobre o ano passado porque os descontos estão mais agressivos. Os preços valem enquanto durar o estoque e o shopping estará com horário de funcionamento estendido nos dias 29 e 30 de novembro: das 8 às 22 horas. "Já estamos com crescimento de fluxo e chegamos a bater 35% sobre a meta diária de vendas com as ações durante todo este mês de novembro", diz.
A rede de materiais de construção Irmão Soares aposta nos descontos e parcelamentos nesta Black Friday. O diretor comercial da rede, Marcos Araújo, informa que os descontos oferecidos no período de 25 a 30 de novembro chegam aos 75% para produtos de todas as linhas. "Já estávamos vivendo uma expectativa de descontos mais agressivos nesta reta final e nos preparamos para ações específicas para sermos bastante competitivos no mercado", garante.
Araújo informa que o cliente ainda poderá parcelar as compras em até 12 vezes sem juros nos cartões e em até 36 meses no boleto, dependendo da análise de crédito, uma condição diferenciada no mercado.
Segundo ele, as vendas neste mês de novembro já estão bem maiores que nos meses anteriores. A gerente de marketing da empresa, Danielly Nunes, diz que o objetivo da ação é fortalecer a presença da marca, atrair novos clientes, fidelizar os atuais e reduzir estoques de produtos estratégicos.
As lojas do Buriti Shopping também prometem descontos de até 70%. Entre os produtos mais procurados estão roupas e acessórios, com 38% das intenções de compra; eletrodomésticos com 30% e os eletrônicos com 20%, segundo levantamento da CDL Goiânia. Os clientes que comprarem ainda poderão participar da campanha de Natal, que sorteará um apartamento, um Honda City, um Peugeot 208 e um BYD Mini Dolphin.
Gilmar Tenazor, subgerente comercial da Flávio's Calçados do Buriti Shopping, informa que, nesta semana, a loja terá produtos a partir de 39,90 e os descontos chegam aos 50%. Por conta das ações das Black Friday, que começaram no início do mês, com produtos em promoção a cada semana, ele conta que o movimento e as vendas em novembro estão maiores que nos últimos meses. Ele dá o exemplo de uma sandália da marca Dakota, que teve o preço reduzido de R$ 199 para R$ 99, e diz que a loja está vendendo duas sandálias Havaianas por R$ 49,90. "Reforçamos o quadro com mais cinco funcionários para Black Friday e Natal, e ainda estamos contratando", destaca Tenazor.
A Óticas Brasil está investindo numa campanha com duas fases. O gerente de Marketing, Estevão Castro, informa que a primeira vai até o dia 27, com descontos progressivos de até 60% em armações e óculos solar lentes Roya. A segunda fase acontece nos dias 28 e 29, onde os clientes que se cadastrarem na página oficial da rede podem participar de uma ação específica: na compra de uma armação ou óculos de sol, a pessoa leva outra peça de igual ou menor valor. A promoção é válida para produtos selecionados e para todas as lojas de Goiânia, Aparecida, Rio Verde e Tocantins. "A campanha começou no último dia 18 e, de lá pra cá, já houve um incremento na movimentação e vendas. A meta é crescer 14% sobre o mesmo período do ano passado", diz o gerente.
No Flamboyant Shopping, a Black Friday acontece entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro e os descontos anunciados chegam aos 70%. Os clientes que comprarem acima de R$ 500 também poderão participar da promoção de Natal, que irá sortear um Lexus ES 300h. "É, sem dúvida, uma das datas mais esperadas pelo consumidor. As vendas já estão aquecidas e esperamos um crescimento significativo em comparação ao mesmo período do ano passado", comenta o superintendente comercial do shopping, João Ricardo Gusmão Ladeia.
De massagens a imóveis
A Fast Massagens, primeira franquia de clínica de massagens sem hora marcada do Brasil, organiza nos dias 29 e 30 de novembro suas promoções de Black Friday para quem deseja ter uma experiência não somente relaxante, mas também benéfica para os contornos corporais. Durante a promoção, os clientes podem aproveitar de 40% de desconto em qualquer pacote de massagens e 50% em qualquer pacote de massagens com aparelhos. A promoção não vale para massagens avulsas e é válida para as unidades da Fast em Goiânia, presentes no Setor Marista e no Jardim Goiás.
Até o dia 2 de dezembro, o consumidor pode ter descontos de até 60% em mais de 500 itens da marca O Boticário: uma seleção com os produtos de cabelos, perfumaria, corpo, cuidados faciais e maquiagem durante a Beauty Week da rede. Durante a promoção, também houve uma redução do prazo de retirada na modalidade Clique & Retire. Os clientes que comprarem online e selecionarem a modalidade poderão retirar o pedido na loja escolhida em até 6 horas. Para Lívia Masiero, diretora de E-commerce do Grupo Boticário, essa iniciativa traz conveniência e melhora a experiência de compra, além de incentivar o consumidor a transitar entre os canais físico e digital.
Empresas do mercado imobiliário também aderiram à Black Friday para atrair os compradores. A MRV realiza a ação promocional Mania de Black Friday, campanha que oferece vantagens exclusivas como entrada facilitada em até 60 parcelas e um vale-desconto de até R$ 3 mil para os clientes que usarem o 13º salário. "A cada cliente que nos apresentar o 13º para uso na aquisição do imóvel, ofereceremos um desconto do dobro do valor, em até R$ 3 mil", destaca o gestor comercial da MRV em Goiás, André Ramos. Em Goiás, são mais de 100 imóveis com descontos, nos empreendimentos Gran Plaza, Gran Lírio, Gran Paris, Gran Luna, em Goiânia, e Arcos do Jardim, em Anápolis.
A Localiza Urbanismo também faz uma promoção de Black Friday para atrair mais clientes, prestes a lançar uma nova etapa do bairro planejado Reserva do Bosque, na cidade de Abadia de Goiás. "As primeiras 100 unidades vendidas serão contempladas com descontos de até R$ 10 mil", informa Danilo Tavares, sócio-diretor da Localiza Urbanismo. De acordo ele, além da promoção de Black Friday, os clientes que utilizarem o 13° para realizar o sonho da casa própria, pagando o valor da entrada à vista, ganharão 10% de desconto. As duas promoções são cumulativas.