Sesc Goiás assume sala 2 do Cine Ritz, em Goiânia

A partir do dia 28 de outubro, Sesc Goiás assume administração da sala do cinema de rua situado no Centro da capital
Por O Popular
Data: 17/10/2023
Na ativa desde os anos 1990, o Cine Ritz se tornou uma espécie de símbolo de resistência como um dos últimos cinemas de rua de Goiânia (Wesley Costa / O Popular)

O Sesc Goiás inaugura uma nova sala de cinema na capital no dia 28 de outubro (sábado), às 19 horas, no Cine Ritz. A instituição assume a sala 2 do cinema de rua localizado na Rua 8, no Centro da cidade, e dá início à programação do novo espaço Sesc Ritz com participação do artista Sidney Magal, que ministra a palestra Muito Mais que um Amante Latino: Uma Marca e um Legado. A abertura conta, ainda, com exibição do filme Me Chama que Eu Vou, dirigido por Joana Mariani, sobre a trajetória musical do cantor, dançarino e ator. Os ingressos podem ser retirados antecipadamente no Sesc Centro, mediante troca de 2kg de alimentos não perecíveis.

O Cine Ritz possui duas salas de exibição com capacidade de aproximadamente 250 pessoas em cada uma. O Sesc Goiás assume uma delas, e deve anunciar nos próximos dias detalhes sobre como vai funcionar o espaço Sesc Ritz. O POPULAR tentou contato com a direção da instituição para mais informações sobre a proposta da nova sala, atividades que serão realizadas no espaço, horários de funcionamento e possíveis reformas e adaptações da sala e da fachada, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição. A direção do Cine Ritz também não respondeu.

O espaço está na ativa desde os anos 1990 e se tornou uma espécie de símbolo de resistência na capital, já que trata-se de um dos últimos cinemas de rua de Goiânia e o único que ainda exibe lançamentos, além de oferecer ingressos a preços mais acessíveis. Em agosto de 2023, o cinema foi interditado pela Prefeitura de Goiânia, por intermédio da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação, devido à falta de um alvará de localização de estacionamento, o que mobilizou muitos frequentadores nas redes sociais. As salas foram reabertas no dia seguinte.

O anúncio do novo projeto segue uma escalada cultural que vem sendo realizada pelo Sesc Goiás, que tem investido cada vez mais em grandes eventos e shows em Goiânia e cidades do interior. Ao POPULAR, o diretor regional do Sesc Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, destacou que a instituição tem sido responsável também pelo incentivo aos artistas e cultura locais, principalmente. “O projeto Claque Retomada Cultural, por exemplo, levou uma programação extensa a seis municípios do interior do Estado nos últimos meses. O show da Alcione está dentro do contexto do Aldeia Sesc de Artes que, em paralelo aos grandes shows, promove mais de 60 apresentações locais”, disse.

Somente em 2023, o Sesc Goiás foi responsável por trazer nomes como Seu Jorge, Alcione, Maria Rita, Lenine, Diogo Nogueira e Ney Matogrosso. Nos dias 26 e 27 de outubro, Sidney Magal vai se apresentar no Sesc Caldas Novas e no Teatro Madre Esperança Garrido, respectivamente. A instituição também é responsável pelo show em comemoração aos 40 anos de estrada do grupo Roupa Nova, no dia 24 de outubro.

Abertura
Para a palestra de Sidney Magal no evento de inauguração do Sesc Ritz, estará presente a biógrafa e psicanalista Bruna Ramos, autora da biografia Sidney Magal: Muito mais que um Amante Latino, que conduzirá o bate-papo com proposta descontraída. A ideia é que o artista divida com o público a sua trajetória artística de sucesso, passando por temas como carreira, fama, família, tempo, sonhos e recomeços.

Na programação da noite também está a exibição do filme Me Chama que Eu Vou, dirigido por Joana Mariani, documentário que conta toda a trajetória dos 50 anos de carreira musical de Sidney Magal por meio de depoimentos e recortes que mostram os momentos mais significativos de sua vida enquanto músico, dançarino, dublador e ator.

Ícone Mais Notícias
Esteja sempre atualizado sobre os principais acontecimentos